Consulte e Renegocie
suas dívidas com segurança

Blog

Nesse artigo vamos tratar sobre um serviço que é muito falado, mas que nem todas as pessoas e nem todas as empresas conhecem a fundo sobre o ele. São os cadastros de restrição ao cédito, como o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito e a Serasa Experian. 

Existem vários serviços de banco de dados de informações de crédito. Eles também são conhecidos como Bureaus de Crédito. São banco de dados que possuem cadastros de milhões de consumidores e de seu comportamento de compra, pagamento e, principalmente, de informações de inadimplência.

Os bureaus de crédito mais conhecidos são: SPC Brasil, Serasa e Boa Vista Serviços (antigo SCPC).

O antigo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é um bureau de crédito da BVS – Boa Vista Serviços, empresa brasileira com participação da americana Equifax, uma das gigantes mundiais do setor de bureau de crédito. Sua base de dados é composta principalmente por informações do varejo.

A Serasa Experian, um dos principais bureaus de crédito do Brasil, foi fundada por um consórcio de bancos brasileiros. Hoje pertence à inglesa Experian, outra gigante mundial no setor. Sua base de informações é composta principalmente por informações do sistema financeiro (bancos, financeiras, consórcios).

O SPC Brasil é o banco de dados mais antigo e também o maior do país. Sua base de dados é composta por informações do comercio varejista, tanto de grandes redes de lojas quanto de pequenos comércios e prestadores de serviços.

Em 2010 o SPC Brasil e a Serasa Experian firmaram um acordo operacional para compartilhamento de informações, o que permite aos seus usuários terem acesso às informações dos dois bureaus.

Os bureaus de crédito têm como principal serviço consultas de restrições de crédito anotadas para o CPF de consumidores que tiveram problemas em manter em dia suas contas. O objetivo maior é proteger o comércio da inadimplência.

Como fazer para saber se seu nome está registrado nos bancos de restrição?

Se na sua cidade há uma Associação Comercial e Empresarial (ACE) ou Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) pode se dirigir a até lá e solicitar uma consulta ao seu CPF. Essas entidades representam um desses serviços de restrição. Verifique se haverá custos para que a consulta seja feita.

Quem coloca as dívidas na base de restrição

As dívidas registradas na base de restrição de crédito são informadas pelas empresas credoras. E são elas que devem comprovar o débito registrado.

Por quanto tempo a dívida fica na base de restrição

Contando a partir da data de vencimento da dívida, o prazo de registro é de 5 (cinco) anos. Depois desse prazo a dívida não pode mais ser exibida nas consultas de crédito. Mas é muito importante que você saiba que mesmo após 5 anos, na maioria dos casos, a empresa credora tem direito a cobrar a dívida, inclusive judicialmente.

O que fazer se seu CPF está registrado na base de restrição?

Antes de tudo, confirme se realmente você deve para a empresa que registrou o débito. Em seguida, procure a empresa para fazer uma negociação. Você pode fazer a negociação diretamente na loja ou aqui no Meu Nome no Azul. Uma vez feita a negociação com o pagamento de pelo menos uma parcela, seu CPF será retirado da base de restrição.

Gostou desse artigo? Compartilhe com quem você sabe que vai gostar também!

MNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *